Gestão Estratégica por Análise de Custos

artigo-05-300x220Quer saber se sua empresa faz uma boa Gestão Estratégica por Análise de Custos Comerciais e/ou Industriais?

Então, comece fazendo as seguintes perguntas:

  • Sua empresa conhece seu ponto de equilíbrio e a margem de contribuição de cada um de seus produtos comercializados?
  • Conhece a rentabilidade das vendas, por operação, por cliente, por produto, por representante?
  • Tem condições de analisar a viabilidade das demandas por negociações com preços especiais ?
  • Tem condições de visualizar se o preço aplicado no mercado é adequado? Cobre seus custos fixos? Despesas? Atinge o lucro desejado?
  • Tem condições de tomar uma decisão precisa sobre a continuidade de uma linha de produtos?
  • Conhece detalhadamente os custos de fabricação de seus produtos próprios? Por insumos, processos, custo hora?
  • Você consegue avaliar os resultados de uma operação comercial de acordo com o perfil da venda?
  • Consegue avaliar a viabilidade de substituição de um insumo para melhorar o preço de venda de seus produtos próprios?

Sua empresa não conhece estas respostas?

A Gestão Estratégica de Custos não está limitada somente as grandes empresas. Uma gestão avançada de custos e a geração de grandes resultados pode ser obtida, também, em todo tipo de empresa, independente do seu porte.

A busca por uma correta mensuração dos custos nos processos organizacionais passou a ser uma das mais importantes ferramentas de controle gerencial nas empresas, principalmente nos dias atuais, em que a alta competitividade no mercado exige um exímio controle e gerenciamento das despesas para permitir identificar gargalos e oportunidades de prática de preços mais rentáveis e competitivas.

A Gestão Estratégica de Custos envolve a análise minuciosa de um grande volume de informações. Fazê-la através de controles manuais ou mesmo planilhas torna o trabalho ainda mais improdutivo, para não dizer impossível.

Uma Solução para Gestão de Custos, ou ERP, é capaz de dispor de ferramentas e tecnologias que permitam às empresas saber exatamente quais são os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de todo o seu processo produtivo, bem como as despesas relacionadas ao processo comercial de seus produtos.

As perguntas feitas anteriormente, e uma variedade de outras mais, podem ser respondidas de maneira facilidade e em tempo real através de um ERP. Na maioria das empresas, o retorno sobre o investimento (ROI) é obtido imediatamente após a implantação, nas primeiras semanas de uso do sistema.

Com uma Solução para Gestão de Custos é possível obter aumento da lucratividade através da aplicação e formação de preços de vendas mais assertiva de forma que não comprometa as margens de lucro objetivadas pela empresa. Tem-se, também, aumento da competitividade comercial através de aplicação de preços de forma precisa levando em consideração os custos diretos e indiretos, de fabricação e/ou aquisição e despesas.

Há mais precisão na negociação com clientes através de análises gerenciais de preços de vendas que permitem identificar o comprometimento da margem de lucro desejada pela empresa sobre os preços de cada produto negociado.

A empresa pode perceber mais facilmente distorções entre custo real e padrão e, com isto, ajustar seu plano orçamentário, bem como preços de seus produtos. Pode, também, identificar gargalos de custos nos processos produtivos através da visão detalhada de incidência de custos por processos e insumos.

De modo geral, decisões mais seguras são tomadas, inclusive quanto a descontinuidade de itens não rentáveis. A gestão dos canais de vendas também é beneficiada devido as análises de desempenho, resultados, rentabilidade e lucratividade dos negócios gerados.

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