Gestão de estoque para distribuidoras: a melhor forma de manter o equilíbrio

Manter um estoque funcionando de maneira eficiente é imprescindível para empresas de todos os portes e segmentos. Isso não é nenhuma novidade, claro — inclusive, já abordamos este assunto aqui no blog. Mas falar em gestão de estoque para distribuidoras é ainda mais importante, pois negócios deste tipo precisam de agilidade no rastreio com precisão no controle de produtos.

E não é exagero: uma pequena falha na administração desta área pode causar prejuízos significativos, a ponto de comprometer toda a empresa, já que impacta diretamente na operação e, consequentemente, na parte financeira. Uma gestão de estoque eficiente evita que isso aconteça, pois permite atender da melhor forma às demandas dos clientes, garantindo que todos os produtos sejam armazenados corretamente e na quantidade ideal, evitando perdas desnecessárias. Além disso, facilita que os itens sejam inventariados e encontrados, uma vez que ficam devidamente organizados.

De olho no que vem e no que vai

Ter um controle preciso sobre as entradas e saídas também evita que mercadorias encalhem, pois ter ciência a respeito das quantidades presentes em estoque evita compras que acarretem em custos desnecessários. Da mesma forma, o domínio sobre as mercadorias armazenadas permite que a empresa se programe para atender às demandas, de modo que, como falamos, não faltem itens no estoque. Assim, o excesso e o desperdício deixam de ser uma preocupação para os gestores.

Estar atento às necessidades evita conflitos e perda de vendas importantes. Além disso, também mostra que a sua distribuidora zela por seus clientes e passa uma mensagem de eficiência, organização e confiança, já que, sempre que precisarem, podem contar com os seus serviços.

Abandone as pranchetas: automatize as atividades de gestão de estoque

Organizar os materiais e codificá-los manualmente, além de trabalhoso, pode resultar em falhas operacionais, diminuindo a produtividade e gerando imprecisões, o que pode ocasionar perdas financeiras. Automatizar essa atividade é uma solução para otimizar esse processo, proporcionando mais precisão à gestão de estoque das distribuidoras.

Do processo de recebimento e armazenamento à venda das mercadorias, tudo pode ser sistematizado de maneira integrada com o uso de uma solução de gestão para distribuidoras, que permite rastrear produtos e insumos por lotes e prazos de validade com mais agilidade. Quer dizer, com um controle preciso e um gerenciamento facilitado, a produtividade aumenta, as perdas são minimizadas e os resultados são maximizados.

E aqui chamamos a atenção para algo bem importante relacionado às distribuidoras de menor porte. Muitos gestores desses negócios ainda encaram os sistemas como algo desnecessário, ficando apegados aos velhos hábitos de organizar os materiais por meio de planilhas e pranchetas. Porém, desconsiderar a importância da automatização desses processos é um grande erro. Se por um lado acredita-se estar economizando ao deixar de investir em um software, por outro, as perdas geradas por uma má gestão de estoque podem estar sendo muito maiores.

Gestão de estoque para distribuidoras: vantagens e diferenciais

A solução da WK para gestão de estoque para distribuidoras, por exemplo, automatiza de maneira confiável todas as movimentações realizadas em vendas, compras, estoques e demais áreas da empresa, o que elimina o retrabalho e garante a entrega das obrigações acessórias dentro dos prazos e com total segurança. Na área de custos, o software permite acompanhar em tempo real a rentabilidade e a lucratividade das suas vendas por produto, cliente ou representante, ponto de equilíbrio e margem de contribuição de cada item e do negócio como um todo.

Confira as vantagens e os diferenciais da solução para a sua distribuidora:

Vantagens

  • Rastreabilidade dos produtos e insumos por lotes e prazos de validade;
  • Avaliações automáticas do inventário físico x lógico;
  • Cadastro de produtos com campos personalizados, grades e etiquetas com código de barras;
  • Controle e gestão por código de barras;
  • Redução de tempo entre pedido e entrega;
  • Integração entre todos os setores, do recebimento do material e sua entrada no setor até a saída.

Diferenciais

  • Gerenciamento dos contratos;
  • Controle de orçamentos e vendas;
  • Solução web para cotações;
  • Controle integrado entre preço de compra e de venda;
  • Comissões, tabelas de preços e condições de pagamentos personalizados conforme política comercial de cada empresa;
  • Consultas instantâneas sobre o perfil de compras e o histórico do cliente;
  • Ficha financeira de clientes e fornecedores;
  • Controle de devoluções de mercadorias automatizado e seguro;
  • Notificações automáticas sobre pendências de entrega dos fornecedores.

E então, que tal garantir todos esses benefícios ao seu negócio? Fale com a gente! Nossa equipe está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a gerir da melhor forma possível a sua distribuidora.