Gestão da Manutenção, prevenir é sempre a melhor opção

A Gestão da Manutenção, com a globalização da economia, faz com que as empresas busquem a qualidade total em serviços, produtos e gerenciamento ambiental, devendo ser uma meta cada vez mais presente em todas as organizações.
 
Imagine um fabricante de rolamentos e que tenha concorrentes no mercado. Para que mantenha seus clientes e conquiste outros, precisará tirar o máximo rendimento das máquinas oferecendo rolamentos com defeito zero e preço competitivo. Deverá também estabelecer um rigoroso cronograma de fabricação e de entrega de seus rolamentos. Imagine agora que não exista um programa de manutenção das máquinas.
 
Isto dá uma ideia da importância de se estabelecer um programa de manutenção, uma vez que máquinas e equipamentos com defeitos e/ou parados geram prejuízos inevitáveis, provocando diminuição ou interrupção da produção, atrasos nas entregas, perdas financeiras, aumento dos custos, produtos com possibilidade de apresentar defeitos de fabricação, insatisfação dos clientes, perda de mercado, entre outros.
 
Uma gestão “saudável” da manutenção, por sua vez, traz grandes benefícios à empresa:

  • Redução dos custos;
  • Redução das paradas e perdas de produção;
  • Redução de tempos de não disponibilidade do equipamento;
  • Redução de emergências e número de avarias;
  • Aumento da segurança;
  • Aumento do tempo de vida dos equipamentos;
  • Aumento do output da produção;
  • Melhoria na qualidade da produção.

Para Christian Andreves Bugmann, consultor da WK, “Ainda existem empresas que acreditam que a manutenção é um ‘mal necessário’ ou que nada pode ser feito para melhorar os custos de manutenção. No entanto, todos esses aspectos mostram a importância da Gestão da Manutenção que, até recentemente, tinha seus impactos ignorados, como qualidade do produto, custos de produção e, o mais importante, lucro básico. Prevenir, sem dúvida, continua sendo sempre a melhor opção.”
 
SOLUÇÕES WK
A Gestão da Manutenção, disponível no Radar Produção, possibilita registrar e controlar as execuções de manutenções preventivas e corretivas dos recursos por tipo de máquina. Possibilita, ainda, que a empresa programe toda a manutenção por prazos determinados e/ou esporádicos. Desta forma, pode-se inclusive programar e solicitar os materiais necessários para a manutenção do equipamento. Além disso, para fins de programação de produção, um recurso em manutenção fica fora da linha de produção, considerando então sua parada para manutenção nos cálculos de tempo de produção. Outro fator importante é que o recurso/equipamento/máquina não estará disponível para ser utilizado quando da geração das Ordens de Produção caso encontre-se em manutenção.
 
O Radar Assistec, por sua vez, destina-se às empresas de assistência técnica, gerenciando inúmeras atividades deste setor, incluindo contratos, ordens de serviços, estoque e reposição de peças, faturamento e financeiro, além, logicamente, de controlar as manutenções periódicas dos equipamentos que prestam assistência e que estão em clientes.