5 soluções para fazer a contabilidade crescer na era digital

Que a tecnologia chegou às empresas contábeis já não é mais uma novidade, certo? Todos os dias, vemos novas tendências e inovações entregando produtos e serviços para melhorar o trabalho interno dos escritórios e a relação com os clientes. Mas nem todos ainda se deram conta de como aproveitar tudo isso para fazer a contabilidade crescer na era digital.

E não pense que viemos aqui falar da automação das rotinas burocráticas e obrigações tributárias e fiscais. Essas questões, até pela digitalização do próprio governo, estão em processo de migração para as plataformas online. Não se trata de uma escolha, vai ser necessário fazer e pronto.

Nosso objetivo neste artigo é apresentar soluções para a sua empresa contábil acompanhar as transformações do mercado e crescer. O mais importante é buscar por serviços que entreguem valor ao seu cliente e mostrem que você está interessado nos bons resultados que ele vai alcançar. O que acaba sendo bom para você também. Vamos lá?

5 soluções para fazer a contabilidade crescer na era digital

Aqui, separamos 5 serviços que podem deixar a sua contabilidade bastante competitiva. Porém, é importante lembrar que as oportunidades não se resumem a isso. Todos os dias a tecnologia apresenta novidades para fazer a contabilidade crescer na era digital. Fique sempre de olho nas tendências do mercado e nas demandas que surgem diretamente dos seus clientes, pois eles devem ser o seu principal termômetro.

Dito isso, confira as soluções que separamos para você oferecer aos seus clientes além dos serviços de contabilidade tradicionais:

1 – Consultoria financeira empresarial

Números do Serasa Experian mostram que, em outubro de 2019, o número de empresas inadimplentes alcançou os 6 milhões. O maior desde 2016, quando o levantamento começou a ser feito. Entre outros problemas, o estudo prova a dificuldade que as empresas têm com a área financeira em geral.

Essa pode ser uma grande oportunidade para oferecer uma consultoria financeira, pois, normalmente, a contabilidade já possui as principais informações sobre as finanças da empresa, como fluxo de caixa, aplicações financeiras e valores de impostos. Dessa forma, o próprio empresário não precisa abrir suas condições para outra pessoa, o que pode ser incômodo para alguns.

2 – Terceirização do financeiro

Outro serviço que envolve as finanças é oferecer um pacote completo de gestão financeira ao cliente, ou seja, o escritório contábil passa a gerir também essa área. Entre as responsabilidades do contador ficam controlar as movimentações de dinheiro, , emissão de nota fiscal, efetuar os pagamentos e recebimentos, bem como, o controle do contas a pagar e a receber, sugerir ideias para reduzir custos e encontrar soluções no caso de problemas.

Lembre-se que para dar certo é necessário usar um sistema online para integrar a equipe contábil ao sistema do cliente, pois o contato e a troca de informações devem ser contínuos.

3 – Emissão de documentos para participação de licitações

Ganhar uma licitação, especialmente aquela que envolve um trabalho contínuo, pode significar receita recorrente no orçamento por um bom período. Para algumas empresas é a chance de se estabilizarem no mercado. Diante disso, colocar-se como um parceiro estratégico para seu cliente conseguir participar e vencer licitações também é uma boa solução para a sua contabilidade.

Coloque-se à disposição tanto para fazer a documentação completa quanto para emitir as certidões de regularidade, que é a parte mais trabalhosa e que gera mais dúvidas.

4 – Planejamento tributário

Muitos contadores oferecem esse serviço quando auxiliam na abertura da empresa. A ideia é que o planejamento tributário seja uma etapa do planejamento estratégico anual, garantindo o enquadramento no regime tributário correto. Esse trabalho exige a revisão dos tributos federais e operações com o exterior, a revisão previdenciária e dos incentivos fiscais e a reavaliação da estrutura societária (fusão, cisão ou incorporação de novas empresas).

Além disso, esse trabalho é essencial para saber qual o valor aproximado dos impostos do próximo período e analisar a estratégia tributária do negócio. Porém, ainda são poucas empresas que se preocupam com isso, pois acreditam não ser tão importante assim. Aproveite o espaço deixado pela pouca informação e crie mais uma chance de aumentar o faturamento da sua contabilidade na era digital!

5 – Contabilidade digital

Claro que não falaríamos somente em serviços complementares neste artigo. O maior benefício que a tecnologia trouxe para os escritórios contábeis foi a possibilidade de fazer a contabilidade digital. Por isso, inclua essa opção no seu portfólio de serviços o quanto antes. Com ela, você garante agilidade e praticidade no atendimento aos clientes e uma conexão mais direta com aqueles que precisam.

Para implementá-la, é necessário contar um software em nuvem que ofereça total suporte para você e seu cliente trabalharem de maneira integrada, facilitando a troca de informações e o envio de dados, de qualquer lugar a qualquer hora, bastando ter acesso à internet. Na WK Sistemas, o contador encontra não só um dos melhores sistemas do mercado, como também vantagens para o escritório.

Isso porque desenvolvemos o nosso Programa de Parceria Contábil. Nossa ideia foi criar um programa em que todos ganhem: a WK com a sua indicação, a organização contábil com a remuneração por negócio fechado e o seu cliente com a integração e a confiabilidade do ERP com o melhor custo-benefício do mercado.

Interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre a Parceria Contábil, clique aqui ou entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre a postos para atendê-lo e para tirar todas as suas dúvidas. Se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo!

ERP na nuvem