eSocial: resultado de enquete revela atraso na qualificação cadastral

O portal do eSocial realizou uma enquete sobre qualificação cadastral. Com a pergunta: Sua empresa já fez a qualificação cadastral, apontou que a maioria dos empregadores ainda precisa se preparar. Realizada no período de 16 de outubro de 2017 a 9 de janeiro de 2018, a enquete teve 12.906 participações.

O resultado da pesquisa revelou que somente 36,7% declararam que já fizeram a qualificação de seus trabalhadores, contra os 63,3% que declararam que não fizeram ou desconhecem o que é qualificação cadastral.

Enquete-eSocial-qualificacao-cadastral

eSocial: resultado de enquete revela atraso na qualificação cadastral – Imagem Portal eSocial

Cronograma eSocial

O eSocial para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões entrou em operação dia 8 de janeiro. As empresas devem realizar o cadastramento do empregador no eSocial e enviar todas as suas tabelas. Esses eventos deverão ser transmitidos até 28 de fevereiro de 2018. Veja mais sobre.

A regularidade das informações de dados básicos dos trabalhadores é essencial para que a empresa consiga implementar o eSocial. Por meio da ferramenta de “Consulta Qualificação Cadastral” o portal oferece aos empregadores uma solução para identificar possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, e nos casos de incorreções apresentará as orientações para que se proceda a qualificação cadastral, a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

Soluções WK

A WK Sistemas disponibilizou um formulário para auxiliar na qualificação cadastral. Clientes da solução WK Radar Folha, tem a possibilidade de verificar as inconsistências, sem custos, por meio do Auditor, validando os eventos da carga inicial e identificando as inconsistências cadastrais dos eventos iniciais e de tabela.

Conheça as soluções WK, sua empresa fica preparada para todas as demandas do eSocial com a facilidade e segurança que você precisa.

Fonte: texto elaborado com informações do portal eSocial.