eSocial: novo prazo para disponibilidade do retorno das consultas de qualificação cadastral

A entrega do Grupo 2 do eSocial está próxima e com isso, o número de consultas em lote para fins de qualificação cadastral cresceu de forma significativa. Segundo informações do portal do eSocial, por esse motivo, a aplicação apresentou instabilidade nos últimos dias, deixando de retornar as consultas no tempo adequado.

Ainda de acordo com o portal, a dataprev está monitorando o sistema e realizando manutenções na aplicação visando a melhorar o tempo de resposta e a capacidade de processamento. Foi necessário diminuir o tempo de disponibilidade do arquivo de retorno para download de 30 para 15 dias. A partir do dia 25 de junho de 2018, somente estarão disponíveis para download os arquivos enviados nos últimos 15 dias.

Para consultas de até dez trabalhadores, a empresa deve utilizar a opção de consulta on-line, que, além de trazer o resultado imediatamente, auxilia a desonerar a aplicação de consulta em lote.

Incluir uma nota falando na nossa qualificação cadastral em lote, e colocar que com a mudança (essa divulgada abaixo) os arquivos devem ser consultados pela empresa em até 15 dias.

Fonte: texto com base em informações do portal do eSocial 

Benefícios da solução WK para qualificação cadastral em lote do eSocial

As soluções WK  para o eSocial visa facilitar o processo com a possibilidade de gerar o arquivo, consolidando informações de várias empresas ou por filial. Permite ainda, selecionar grupos específicos de empregados. Com isso, o cliente poderá escolher a forma mais conveniente ao seu modelo de trabalho.

Outro facilitador é a possibilidade de o usuário verificar se os cadastros estão aptos para serem utilizados, a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

Para integrar o retorno do Fisco, o sistema da WK converte o arquivo de retorno do eSocial, trazendo todas as informações legais: de acordo, pendentes e inclusive as orientações para regularização.

De acordo com a analista de negócios da WK, Raquel Corrêa Nunes Mueller, a solução da WK “é de fácil utilização, simplificando a entrega da obrigação”, destaca.

A WK Sistemas disponibilizou um formulário para auxiliar na qualificação cadastral. Clientes da solução WK Radar Folha, tem a possibilidade de verificar as inconsistências, sem custos adicionais, por meio do Auditor, validando os eventos da carga inicial e identificando as inconsistências cadastrais dos eventos iniciais e de tabela.