ERP Radar Empresarial facilita as decisões dos acionistas na Foz do Chapecó

O Consórcio Energético Foz do Chapecó, composto pelas empresas CPFL – Companhia Paulista Força e Luz, Companhia Vale do Rio Doce e CEEE – Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, foi responsável pela construção da Usina Foz do Chapecó na região oeste do estado catarinense a partir da obtenção da licença ambiental em 2002. Em 2007, com a assinatura do contrato com a ANEEL e a obtenção do financiamento do BNDES, o consórcio foi extinto e deu lugar a uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), a Foz do Chapecó Energia, para geração de até 855MW de energia elétrica. Enquanto a geração de energia ocorre no oeste do estado, a gestão da empresa é realizada na sede administrativa, na capital Florianópolis. Cerca de 30 pessoas compõem a equipe administrativa, financeira, ambiental, social e de controladoria. Por se tratar de uma S.A., SPE e por ter recursos do BNDES, as deliberações, relatórios, demonstrativos e outros pareceres são auditados e publicados, em geral em prazos fixos e rígidos, o que torna a gestão da empresa um grande desafio aos colaboradores, especialmente sem uma solução ERP adequada.

Ciente de que os processos precisavam ser mais eficientes para que a geração dos relatórios pudesse ser mais ágil, a equipe administrativa liderada pela gerente Administrativa/Financeira/Contábil, Sra. Ivete Tenório Jahn, iniciou a elaboração do projeto de recrutamento e aquisição de uma solução ERP. “A principal dificuldade era a falta ou indisponibilidade de informações, que ocasionava a necessidade de apurações em planilhas Excel manualmente, comprometendo o cronograma com os acionistas”, comenta.

Durante mais de 10 meses, a Foz do Chapecó buscou no mercado as soluções que poderiam auxiliar nessa missão. Entre as empresas cotadas, duas grandes software-houses brasileiras foram selecionadas para o processo final da decisão, que levou cerca de 2 meses, e a opção final foi a contratação do ERP Radar Empresarial da WK Sistemas. Ao negociar com a Brasão Sistemas, canal Premium Partner da WK Sistemas, a Foz do Chapecó listou os quesitos prazo de implantação, localização da empresa, disponibilidade de técnicos e preço da solução como principais diferenciais da concorrência. Com mais de 500 horas já realizadas, faltando apenas a conclusão da implantação do Radar Folha e Radar Ponto, os outros módulos já estão 100% em operação após 3 meses e meio do início da implantação.

O principal benefício verificado com a implantação do ERP Radar Empresarial, mesmo que ainda não totalmente implantado, foi o ganho de tempo. É nítida a melhoria da performance administrativa. Hoje conseguimos gerar os relatórios e obter as informações de forma muito ágil, instantânea e, principalmente, confiável, o que facilita as decisões dos acionistas e o trabalho dos colaboradores. Os próximos passos da implantação envolvem a conclusão da Folha de Pagamento e do Ponto, assim teremos certamente novos indicadores de melhorias”, finaliza