Entenda a importância de um olhar atento para a gestão de custos na sua empresa

Não é novidade nenhuma que os custos estão em todas as áreas da empresa: da produção ao estoque, do setor administrativo ao controle de qualidade, da logística às vendas. Não à toa, uma gestão de custos eficiente é fundamental para qualquer negócio, pois impacta diretamente no desempenho não apenas no que diz respeito à rentabilidade, mas também a aspectos mais diversos, como a formação da carteira de clientes e o portfólio de produtos.

Por isso, manter uma visão macro sobre a gestão de custos é primordial para qualquer organização. Quer dizer, essa prática será mais bem explorada se for enxergada de maneira abrangente, não como algo isolado. Ela precisa fazer parte da política da empresa e ser incorporada à cultura de toda a equipe, de modo que os funcionários de todas as áreas saibam reconhecer a importância de suas ações para o desenvolvimento e o desempenho de todos os processos, dos mais básicos até os mais complexos.

Diante disso, a gestão de custos deve ser utilizada também nas ações gerenciais internas de planejamento, de modo que os gestores a reconheçam como uma relevante ferramenta para tomar as melhores decisões.

Falando nisso, o planejamento e a definição de metas são fundamentais na gestão de custos. Mas isso não quer dizer que se trata de um processo engessado e antiquado. Pelo contrário, uma das vantagens é a possibilidade de readequar as estratégias e recalcular a rota quando houver necessidade.

Custos e despesas: diferenciá-los é essencial

Saber identificar corretamente os custos é primordial, pois somente assim será possível mensurá-los. É preciso, então, desenvolver um amplo olhar e conhecer todos os custos gerados pela empresa. Dessa forma, é essencial saber como cada um deles impacta no orçamento e, em caso de reestruturações, ter o conhecimento necessário para fazer a escolha mais acertada.

Nós já explicamos em outro artigo aqui no blog como diferenciar custos e despesas, mas, resumidamente, podemos dizer que são considerados custos todos os gastos que estão diretamente ligados à produção da empresa, como a matéria-prima. Assim, o volume de produção impacta diretamente nos custos, ou seja, quanto mais for produzido, maior será o custo. Já as despesas dizem respeito aos aspectos relacionados à manutenção do negócio, os chamados gastos administrativos necessários para manter a empresa funcionando minimamente.

Organização e planejamento: a chave para uma correta gestão de custos

Informações precisas e bem apuradas são a teia de sustentação para que se desenvolva uma leitura correta da realidade do seu negócio, proporcionando uma gestão de custos eficiente. E, conforme já mencionamos, organização é um aspecto fundamental dessa prática.

Nesse sentido, a falta de uma tecnologia rápida e eficiente pode ser um fator prejudicial no gerenciamento dos custos, favorecendo decisões equivocadas sobre diferentes aspectos da sua empresa, como a formação de preço, que pode não estar atendendo corretamente às suas demandas.

Esse fator, assim como tantos outros que podem estar sendo comprometidos em função do mesmo problema, interfere diretamente na rentabilidade do seu negócio. Contar com ferramentas que otimizem a gestão é uma parte importante do processo. Por isso, ter um ERP que atenda à sua gestão de custos com excelência influencia diretamente no sucesso das suas ações.

Além das vantagens relacionadas à reunião e ao armazenamento de dados e à facilidade na hora de consultá-los, a precisão das informações ali sistematizadas tem uma importância fundamental na eficiência e no sucesso da gestão de custos, pois dados errados comprometem todo o trabalho empregado, resultando também em perdas financeiras, de tempo e de credibilidade.

Sobre o assunto, conversamos com o professor, consultor e especialista em custos Edson Ivan da Costa. No vídeo abaixo, ele aborda os diferentes fatores para uma gestão de custos eficiente, levando em conta as necessidades de segmentos como a indústria. Além disso, o professor também comenta sobre a interferência da legislação, formação de preço, desempenho e orçamento, bem como o apoio da tecnologia na apuração e no gerenciamento de custos:

Soluções WK para gestão de custos: importantes aliadas para a sua empresa

Quem procura as melhores práticas de mercado em um conjunto de ferramentas e tecnologias que permitem uma gestão de custos eficiente pode contar com as soluções WK!

Aplicadas de forma integrada ao ERP Radar Empresarial, podem ser incorporadas a empresas de diferentes tipos e segmentos. As soluções contemplam rotinas e ferramentas para custeio industrial e comercial para formação de preço de venda, análise de preço de venda, análise de rentabilidade, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, custos diretos e indiretos, custo comercial, custo de fabricação, custo de produtos em elaboração, gastos gerais de fabricação e custo padrão X real, nas metodologias UEP, ABC e Absorção.

Quer dizer, são soluções que possibilitam uma gestão de custos simplificada e eficiente, auxiliando na eliminação de riscos nos negócios e aumentando sua competitividade no mercado. Que tal garantir todos esses benefícios na sua empresa também? Converse com a gente!