[E-book] Implantação de software ERP: como garantir a eficiência desse processo na sua empresa

Trazer um software ERP para a rotina corporativa costuma ser um divisor de águas na gestão de qualquer negócio. Mas se esse sistema é assim tão bom, por que todas as empresas simplesmente não adotam essa tecnologia e resolvem seus problemas de uma vez por todas? Um dos grandes desafios de fazer isso está no fato de que a implantação de software ERP envolve um trabalho minucioso, que depende de muitas variáveis — da estrutura tecnológica da empresa até a receptividade dos colaboradores em relação às mudanças.

Em outras palavras, um ERP não se instala de um dia para o outro, e todos os detalhes precisam de atenção. É por isso que reunimos todo o nosso conhecimento sobre a implementação dessa solução em um novo e-book, explicando a importância de planejar o processo de implantação, tirando dúvidas sobre os erros mais comuns durante esse trabalho e, é claro, dando dicas valiosas sobre como fazer essa mudança estratégica de forma ágil e eficiente. Para conferir este conteúdo em primeira mão, é só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuito do material:

A importância de dar atenção ao processo de implantação de software ERP

No primeiro capítulo do e-book, apresentamos um panorama do mercado de ERP no Brasil, indicando, por exemplo, que só em 2017, mais de 40% das empresas brasileiras fizeram investimentos nesse tipo de sistema, adquirindo um novo software, fazendo upgrades ou ainda comprando novos módulos. Vemos, então, que mesmo com a tendência aumentando, muitos empreendedores ainda enxergam na implantação de software ERP o seu maior desafio, justamente por tratar-se de um processo delicado e que exige dedicação extra das equipes.

Esse panorama funciona como introdução para uma análise mais profunda dos três principais pilares para uma implementação de sucesso: comunicação, orçamento e cronograma. O primeiro passo envolve o processo de fazer com que toda a equipe da empresa fique ciente de que um novo sistema será implementado, mostrando o compromisso e a preocupação dos gestores com seus times e ajudando, assim, a aumentar os índices de engajamento.

Em seguida, os cuidados com o orçamento e com o cronograma ocupam um espaço de destaque na hora de implementar todas as tarefas relacionadas ao ERP. Isso porque o orçamento serve para considerar todas as etapas dessa mudança — desde a aquisição do software até a manutenção pós-implantação. Enquanto isso, elaborar um bom cronograma ajuda a fazer com que a rotina da empresa possa se adaptar aos novos processos.

Os erros mais comuns na implantação de software ERP e as principais dicas para evitá-los

No segundo e terceiro capítulos, é hora de uma visita aos erros mais comuns enfrentados pelas empresas na hora de implantar um ERP na rotina de trabalho e, é claro, de conhecer as melhores dicas para evitá-los. Começando pelos erros mais comuns, a falta de entendimento entre comprador e fornecedor abre a lista, mostrando que as dificuldades de comunicação entre ambos acontece principalmente em empresas cujos profissionais não têm muita afinidade ou contato com a tecnologia, pois é mais difícil se adaptar ao que não se conhece.

A escolha errada do software também entra na lista. No e-book, vemos que esse problema acontece principalmente nos casos em que o responsável por analisar as opções disponíveis no mercado não pesquisa o suficiente e acaba se deixando levar pelo nome da moda ou por indicações de amigos e colegas de profissão, esquecendo de avaliar a compatibilidade da solução com as necessidades do seu negócio.

A ausência de um bom planejamento e a falta de treinamento adequado para as equipes que vão precisar lidar com o novo software também entram na relação de erros comuns. A falta de planejamento pode, inclusive, comprometer os processos em indústrias de produção seriada, enquanto a falta de um bom treinamento pode se refletir em falhas na utilização da nova solução e até prejudicar o desempenho geral da empresa.

Seguindo o caminho proposto no capítulo dois, a terceira parte do material se dedica a deixar o gestor bem informado sobre os melhores caminhos para evitar dores de cabeça durante a implantação do software ERP. Nesta etapa, mostramos que planejamento é palavra de ordem, bem como a importância de estudar com atenção as soluções e os fornecedores disponíveis no mercado.

A metodologia MAIS WK

E por falar em escolher a solução e o fornecedor certo, o quarto e último capítulo fecha o e-book apresentando a metodologia MAIS WK, um método que prioriza as necessidades básicas do cliente sem perder a visibilidade global do projeto, garantindo que a implantação das soluções WK aconteçam dentro do prazo acordado e conforme os custos determinados.

Até porque, nada melhor do que contar com uma solução capaz de antecipar a percepção dos resultados e que foca nas principais necessidades da sua empresa, quebrando, inclusive, a implantação de software ERP em fases e facilitando a absorção de todas as mudanças pelas equipes responsáveis, certo? Em outras palavras, uma metodologia que dá segurança ao cliente com relação aos recursos adquiridos, aos resultados esperados e aos prazos estabelecidos!

E então, quer ficar por dentro de todos os detalhes sobre a implantação de um ERP na sua empresa e, de quebra, entender como o software beneficia a execução dos seus processos? Baixe agora mesmo nosso e-book e aproveite o conteúdo!

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário no espaço abaixo ou entre em contato com a gente. Estamos à disposição para ajudá-lo!