DIPJ – Lucro Real: Prazo começa dia 17/08

O Diário Oficial da União publica na edição de hoje (13/8) a Instrução Normativa RFB nº 962,  de 11 de Agosto de 2009, que dispõe sobre o prazo para apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ 2009. O Programa Gerador da Declaração (PGD) estará disponível no site da Receita Federal, a partir do dia 17 de agosto.
 
As empresas tributadas em pelo menos um dos períodos de apuração durante o ano-calendário de 2008, com base no lucro real, e as pessoas jurídicas imunes ou isentas, deverão apresentar a declaração até o dia 16 de outubro.
 
No ano passado aproximadamente 150 mil empresas enviaram declaração utilizando esta forma de apuração do imposto. Este número representa cerca de 20% do universo das pessoas jurídicas. A maior parte das empresas utiliza como forma de apuração o lucro presumido ou arbitrado, cujo prazo para envio terminou no mês passado.

A WK Sistemas está em fase de análise e desenvolvimento referente as alterações pertinentes a esta legislação. O objetivo é garantir que as empresas tenham tempo hábil para cumprir, sem maiores transtornos, os prazos para a apresentação da DIPJ 2009.