8 dicas para encantar o seu público no Dia do Cliente

No dia 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente. É uma data especial para qualquer empresa porque são os clientes que dão sentido a todo o trabalho desenvolvido. Por conta disso, preparamos algumas dicas especiais para você fortalecer o seu relacionamento com eles e fidelizá-los à sua marca.

Por que você sabe: uma relação comercial é uma troca de benefícios, mas a responsabilidade de quem vende é muito maior neste vínculo, certo? É o fornecedor que propõe o negócio e é ele que precisa oferecer os melhores benefícios entre os concorrentes. Sendo assim, não basta fazer qualquer negócio. É preciso ser parceiro e mostrar o seu diferencial. Então, confira as dicas para alcançar este objetivo!

1 – Conheça seu cliente

Costuma-se dizer que quem fala com todo mundo, na verdade, não fala com ninguém. Esse pensamento destaca a importância da definição de um público-alvo, mas também mostra a importância de conhecer que público é esse. Afinal, como você vai oferecer algo diferenciado para alguém que não conhece?

Este é um erro muito comum das empresas que tratam os clientes como uma massa só, sem entendê-los e, consequentemente, sem prestar atenção neles de maneira individual. Para resolver este problema, diversas ações podem ser feitas de modo a aprofundar o conhecimento sobre quem é, exatamente, o seu público.

Por meio de um sistema que mantenha todas as informações do cliente salvas e atualizadas, por exemplo, é possível recorrer a dados interessantes para conhecer melhor cada um dos clientes de maneira individual e pensar em soluções que deem uma resposta às necessidades deles.

2 – Preste atenção aos detalhes

Quando você cuida minuciosamente de cada detalhe, muitos vão passar despercebidos pelo seu público. Porém, quando o cliente nota esses pequenos cuidados, ele registra mentalmente que você teve uma preocupação especial inclusive com os elementos simples e, portanto, deve ter o mesmo cuidado com o negócio principal.

3 – Ofereça uma experiência única no Dia do Cliente e sempre!

Agora que você já fez o básico e conhece seu público, é hora de surpreendê-lo e oferecer experiências memoráveis. Este ensinamento foi desenvolvido por Walt Disney, o criador da empresa que até hoje encanta o mundo com suas obras cinematográficas e parques de diversão. É por isso que as pessoas que conhecem o Walt Disney World sempre querem voltar! É experiência que cativa!

Ou seja, todo mundo pode entrar em uma loja, comprar o que precisa e sair satisfeito. Mas isso pode ser feito em qualquer empresa. Para garantir que o cliente queira voltar a fazer negócio com você, é necessário oferecer a ele algo que só você pode dar: uma experiência única. Ou seja, entregue mais do que ele veio buscar, como um atendimento diferenciado e empatia pelas necessidades do cliente.

4 – Faça uma boa apresentação

A primeira impressão talvez não seja a “que fica”, mas, sem dúvida, é algo marcante na relação com os potenciais clientes. Um erro ou desleixo pode afastá-lo de maneira irremediável. Por isso, é preciso trabalhar a apresentação até torná-la impecável. Portanto, alguns cuidados são básicos.

Uma boa dica para apresentar a sua empresa ou produto sem erro é cuidar com a forma e o conteúdo. Em relação ao conteúdo, é preciso ir além do que está na apresentação. Os slides (se for o caso) não podem conter erros ortográficos ou gramaticais.

Já em relação à forma, contar uma história para o cliente sempre é uma forma dinâmica e atrativa de chamar a atenção e se fazer entender. Então, faça algo com começo, meio e fim, procurando passar uma mensagem, apresentando o problema e entregando a solução.

5 – Destaque o benefício

Lembre-se sempre: pessoas não precisam de produtos, mas dos benefícios que eles proporcionam. Por exemplo, o micro-ondas é útil porque as pessoas precisam aquecer a comida em curto período de tempo. A sua empresa precisa se posicionar da mesma maneira.

Portanto, no relacionamento com seu cliente, destaque os benefícios que essa relação pode proporcionar no dia a dia, independentemente se você oferece um produto ou serviço. Para isso é importante conhecer quem são seus clientes, como mencionamos anteriormente.

6 – Cuide do cliente

Perder um cliente custa muito caro. O que você investiu em marketing, formação da equipe de vendas e layout do seu espaço de atendimento custou uma boa parte dos recursos que entraram no seu caixa.

Assim, quando se conquista um cliente, é preciso tratá-lo bem para que ele permaneça. Também é preciso perceber quando ele dá sinais de insatisfação. Nesta hora é preciso agir, buscar a fonte do descontentamento, tratar o problema e melhorar sempre mais, de modo a resolver o impasse e retê-lo.

7 – Use tecnologia e fale a mesma língua

Uma empresa é composta de muitos setores. A produção (no caso da indústria), o setor de vendas, atendimento, administrativo e estoque são alguns exemplos. Além disso, todas essas áreas contam com pessoas com culturas profissionais diferentes, o que pode gerar ruído na comunicação e confusão na hora de entregar seu produto ou mostrar serviço.

Por isso é tão importante contar com a tecnologia para evitar esse tipo de dor de cabeça. Uma solução ERP que integre os setores, padronize a comunicação e reúna informação confiável para todos pode contribuir de maneira significativa para você entregar aquilo que promete ao seu cliente e o surpreender com um diferencial que só você pode oferecer.

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8 – Entregue o que promete

De nada adianta entregar algo diferenciado se você não entregar o básico. Cuide muito bem do seu produto, invista em qualidade e cobre um preço justo. A primeira coisa que você precisa entregar é o que o cliente quer e precisa. Depois disso, você pode oferecer algo que ele ainda não sabe que quer, o seu diferencial, e quando ele descobrir, essa relação vai se fortalecer ainda mais.

E você, já tem como rotina alguns desses métodos para encantar e fidelizar o seu cliente? Conte para a gente nos comentários! Essa troca de ideias é sempre importante, inclusive porque elas devem fazer parte do seu dia a dia, não apenas no Dia do Cliente. O trabalho de fortalecimento da relação deve ser diário!

E se precisar de uma solução ERP que qualifique seus processos, armazene os dados com segurança e melhore suas rotinas para oferecer um melhor produto e melhor atendimento ao cliente todos os dias, conte com a WK! Temos sempre um profissional à disposição para atendê-lo e tirar suas dúvidas.