Demonstrativo contábil auxilia na gestão da sua empresa

A DFC (Demonstração dos Fluxos de Caixa) é uma demonstração contábil que se tornou obrigatória através da Lei 11.638/07. Foi uma das novidades trazidas pela convergência do Brasil ao padrão Internacional de Contabilidade, também conhecido pela sigla IFRS (International Financial Reporting Standard).
 
A Demonstração dos Fluxos de Caixa é um importante relatório para a gestão financeira da empresa, pois fornece informações acerca das alterações no caixa e equivalentes de caixa, evidenciando separadamente as mudanças nas atividades operacionais, de investimento e de financiamento, auxiliando o gestor nas tomadas de decisão.
 
Existem dois métodos de apresentação dos fluxos de caixa: Direto e Indireto. No método direto são evidenciadas as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) do caixa e seus equivalentes. Já no método indireto as informações são extraídas da contabilidade. A DFC parte do resultado do período (lucro ou prejuízo), que é ajustado pelos efeitos das transações que não afetaram o caixa, em seguida são apresentadas as variações das contas patrimoniais e todos os demais itens cujos efeitos sobre o caixa sejam decorrentes das atividades de investimento ou de financiamento.
 


Solução WK Sistemas para a DFC método direto: Radar Financeiro.  

 

Solução WK Sistemas para a DFC método indireto: Radar Contábil.  

 
A DFC também está disponível na Solução ERP Lite, uma solução exclusiva para MPEs que permite o atendimento completo às demandas do SPED e IFRS, com baixo custo mensal e fácil implantação.