Corrida pelo Sucesso: saiba correr com e contra as adversidades da sua carreira

Corrida pelo Sucesso. Quando comecei a correr passei a ter mais foco, saúde e qualidade de vida. Foi também nas pistas que percebi que o esporte tem muito a nos ensinar sobre carreira e negócios e passei a aliar ambos os assuntos na palestra Corrida pelo Sucesso. Os exemplos que trago mostram que a modalidade tem muito a ensinar para quem busca o sucesso na carreira. Abaixo, listo cinco deles.

Corrida pelo Sucesso: saiba correr com e contra as adversidades da sua carreira

Por Roberto Vilela*

Corrida pelo Sucesso: saiba correr com e contra as adversidades da sua carreira

Disciplina: pratico esportes desde muito cedo, mas não o fazia com regularidade. Na corrida foi que percebi que só conquistaria bons resultados se tivesse dedicação e linearidade nos treinamentos. Este é o primeiro fator determinante para o sucesso, que vale tanto para o esporte quanto para a carreira. Manter a constância é fundamental para que eu atinja o resultado que quero. Treinar todos os dias ou frequentemente, bem como realizar ações constantes no trabalho, faz toda a diferença. Se você quer crescer precisa se dedicar a isso, mesmo que nem sempre esteja a fim.

Tenacidade: essa é uma característica presente nos vencedores. Quando você se propõe a correr, com o tempo aprende que o caminho é cheio de obstáculos. Manter-se firme, ir até o fim e superar as adversidades dá à vitória ou a linha de chegada um gosto ainda melhor. Nos negócios é a mesma coisa. Se você usar a crise econômica como desculpa para não inovar ou buscar novas soluções, o concorrente fará.

Planejamento: para praticar um esporte não basta optar por uma modalidade e pronto. É preciso realizar acompanhamento médico, contar com treinos bem estruturados e suporte profissional. É esse tipo de planejamento que precisamos levar para as empresas e carreiras. Ele garante a estrutura necessária para o próximo passo.

Um passo para trás: não é só de vitórias que a sua trajetória é feita. Muitas vezes voltar uma casa e alinhar algum ponto mal planejado também é necessário. Sem a humildade de reconhecer esse tipo de situação, uma lesão é iminente. Nos negócios, uma meta mal planejada ou uma ação que deu errado precisa ser revista. Uma carreira precisa ser atualizada e você precisa reconhecer as melhorias necessárias para otimizar o rendimento.

Percurso incerto: sempre fui corredor de rua. Mas já encarei provas em trilha. O percurso instável, com diversas surpresas no caminho, me fez perceber o quão importante é também desacelerar. A gestão também passa por isso. É melhor agir com cautela do que ser audacioso. E reconhecer isso é imprescindível para que você perceba que o crescimento da carreira está sendo construído sob uma base sólida.

Assista também a entrevista sobre o tema.

Corrida pelo Sucesso: saiba correr com e contra as adversidades da sua carreira

*Escrito por Roberto Vilela. É pós-graduado em Administração de Produção e graduado em Engenharia Química. Tem experiência de 26 anos em gerenciamento de processos industriais e gestão de mercado. É Diretor Executivo e Comercial da Mega Assessoria Empresarial.