Convenção Nacional de Canais WK 2012 conta com Caricaturista

Caricaturas prometem ser um atrativo a mais para a rede de canais WK.

Dentre os inúmeros atrativos da Convenção Nacional de Canais WK 2012, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de fevereiro, no Plaza Itapema Resort, em Itapema/SC, os participantes do evento poderão conferir uma sessão especial de caricaturas. As caricaturas de Daniel Costa de Souza serão uma maneira divertida de registrar, e mais tarde relembrar, o evento mais importante da WK Sistemas.

Daniel conta um pouco sobre o seu trabalho, os desafios da profissão e suas expectativas em participar do evento da WK Sistemas.

O desenho sempre esteve presente em minha vida, sendo uma atividade constante e que me dá muito prazer em desempenhar. Na adolescência, notei que existia procura pelo meu desenho como um serviço remunerado. Dentro dessa procura o meu desenho de humor foi um dos que mais chamou atenção das pessoas que, aos poucos, tomavam conhecimento da minha produção artística. Eu me identifico muito com essa linha de arte visual, a do humor, e dentro dela a caricatura tem sido nos últimos anos a que melhor serve a necessidade de me expressar visualmente. Para minha felicidade, a aceitação do meu trabalho comercialmente dentro dessa vertente tem sido muito positiva.

Ao ser questionado sobre os desafios de se investir na “arte das caricaturas”, Daniel comenta sobre a necessidade de evolução constante: “Há sempre muitos desafios na carreira. Eles não param. Entre os mais importantes estão o desafio de me superar tecnicamente a cada dia, de desenvolver ao máximo a minha linguagem pessoal e também de entender bem o mercado e o meu papel nele.

Quanto a caricatura ao vivo, arte que Daniel executará durante a Convenção WK 2012, comenta ser este um dos serviços mais procurados. “A caricatura ao vivo me fascina pelo contato direto que se tem com o público e com o modelo, a pessoa a ser desenhada. Além de um bom resultado no papel, o trabalho ao vivo exige que se saiba fazer parte do evento com sensibilidade e tornar a experiência da caricatura memorável não só para quem está posando como para quem acompanha o desenho.

Segundo Daniel, os  eventos corporativos são um ambiente muito propício para um excelente trabalho de caricatura ao vivo. Pela relação amistosa e informal que normalmente se estabelece entre os convidados, o humor é ainda mais valorizado.

E, para finalizar, relata sobre sua experiência pessoal de retratar pessoas: “Nas caricaturas ao vivo, procuro perceber qual é a expectativa de cada um pelo seu desenho. Alguns esperam que sua beleza seja mais destacada, outros têm intenção de rir o máximo possível ao lado dos amigos. Há também os casos de pessoas que tem preocupações com detalhes específicos da sua aparência, geralmente tamanho do nariz, calvície, rugas. As pessoas expressam essas expectativas, às vezes, com palavras e a própria postura. Procuro atender os desejos tanto do modelo como do público, pois um influencia o outro e ambos me influenciam. É exatamente esta relação que dá o brilho da caricatura feita ao vivo. A espontaneidade dessa relação sempre fica no desenho.

CARICATURA AO VIVO
A caricatura ao vivo é uma arte de quase 500 anos e é conhecida por promover a interação entre as pessoas e aguçar a sensibilidade e o bom humor. Para animar eventos e deixar uma lembrança com carinho e alegria para os convidados, Daniel Costa de Souza oferece serviços de caricaturas ao vivo. São produzidos 15 a 20 desenhos por hora, que podem ser feitos em papel personalizado com uma caricatura e uma mensagem no canto da folha, lembrando os organizadores da festa: o casal, aniversariante ou empresa.
www.costadesouza.com