Como usar a controladoria de alta performance pode ajudar sua empresa

Diariamente, os responsáveis pela gestão contábil e fiscal das empresas enfrentam grandes desafios para monitorar e controlar todas as atividades que envolvem essas áreas. Qualquer erro, por menor que seja, pode causar um grande problema para os negócios. Por isso, investir em uma controladoria de alta performance é a melhor aposta para resolver qualquer falha e garantir a eficácia organizacional.

Ainda não está familiarizado com a área da controladoria? Não se preocupe, pois é justamente para explicar como ela funciona, como ter uma controladoria de alta performance e como tudo isso pode ajudar com diversas questões do dia a dia da sua empresa que estamos aqui. Siga com a gente e confira!

Do que trata a controladoria de alta performance?

Bom, antes de chegarmos à alta performance, é importante ficar claro que os objetivos da área da controladoria são promover a eficácia organizacional, viabilizar a gestão econômico-financeira e participar ativamente do planejamento e do controle das operações da empresa. Com isso, podemos estabelecer como suas principais funções:

  • Planejamento: atuar na elaboração do plano integrado da empresa para alcançar os objetivos e metas a curto, médio e longo prazos.
  • Organização: executar os planos de acordo com o planejado, usando uma estrutura organizada de atividades e processos.
  • Direção: fazer uma separação eficiente das tarefas, obedecendo os limites de gestão de cada área.
  • Controle: medir a qualidade e a eficiência dos projetos em relação aos padrões preestabelecidos, servindo de orientação para os gestores desempenharem suas funções.

Diante do que vimos, fica evidente que a controladoria abrange todo o sistema empresarial, afinal, informações contábeis e fiscais são inerentes a todas as áreas de um negócio. É nesse ponto que entra a controladoria de alta performance, que por meio do uso da tecnologia consegue automatizar os processos e integrar esses dados, aumentando a precisão das tomadas de decisões.

Por que usar a controladoria de alta performance é tão importante?

A controladoria em si já é uma ótima ferramenta de gestão, mas para você entender a importância de usar a controladoria de alta performance, vamos mostrar como ela ajuda no dia a dia da gestão de uma maneira muito mais prática e ágil. Dessa forma, a empresa ganha em precisão, tempo e qualidade dos resultados.

1 – Apoio no planejamento estratégico

O planejamento estratégico, que geralmente está centralizado na alta administração da empresa, tem a função de organizar ações e metodologias para alcançar as metas e os objetivos do negócio. Com a controladoria de alta performance, é possível ter informações de todas as áreas de forma mais ágil e precisa para elaborar um plano muito mais assertivo para a empresa.

Assim, o planejamento passa a contemplar as indicações dos gestores e dos colaboradores, sendo muito mais realista em relação às necessidades de todos os setores. Isso faz com que o planejamento estratégico não seja apenas um documento elaborado para cumprir um protocolo, mas uma referência a ser seguida por todos.

2 – Auxílio no plano operacional

O plano operacional é a etapa dedicada à execução do que foi planejado antes. Aqui, um dos pontos principais é elaborar o planejamento orçamentário para cumprir as decisões estratégicas. A controladoria também pode ser uma grande ferramenta para realizar essa tarefa, uma vez que por meio da automação consegue reunir e calcular as previsões de receitas, despesas e faturamento.

Desse modo, acaba aquela história de cada gestor fazer um cálculo para repassar para o empresário, que fará um novo cálculo para analisar os valores para o próximo período. A alta performance proporcionada pela tecnologia garante exatidão, agilidade e independência aos empreendedores, que podem focar sua atenção na estratégia para alcançar os objetivos traçados.

Planejamento orçamentário

3 – Controle organizacional

O objetivo do controle organizacional é administrar e criar padrões de análise e monitoramento de ações ocorridas dentro

da empresa e que auxiliam na supervisão da eficácia do planejamento estratégico. Com uma controladoria de alta performance, todo esse controle pode ser feito de forma automatizada, o que gera resultados muito mais precisos e rápidos, facilitando a tomada de decisão.

Dependendo da tecnologia utilizada, é possível a controladoria ficar responsável por todo o acompanhamento, desde a criação de métodos de controle até a análise de resultados. No fim, é importante que se possa responder perguntas como: o desempenho da empresa está conforme o esperado? As ações estratégicas estão sendo executadas? Os resultados estão condizentes com o planejado?

4 – Supervisão contábil e de custos

É função da controladoria monitorar todos os dados, mas quando falamos em informações contábeis e de custos, elas precisam ser suficientes para gerar referências econômicas que auxiliem nas decisões estratégicas. Por isso, os sistemas que dão alta performance à controladoria devem permitir a coleta e o registro exato dos dados contábeis e dos custos.

Além disso, a controladoria precisa garantir o controle de custos por área para acompanhar possíveis alterações em relação ao desempenho esperado. Dessa forma, ela assegura que uma mudança de curso possa ser feita antes do término de um período planejado, por exemplo, evitando que ocorra um prejuízo maior.

Conte com a WK Sistemas para ter uma controladoria de alta performance

Contar com uma controladoria de alta performance só trará benefícios e ajudará no dia a dia da gestão da sua empresa, como vimos. Mas a pergunta que fica é: como implementá-la? A resposta não é muito complexa, pois ela pode ser adaptada junto a outro setor do negócio, como a contabilidade ― aliás, a controladoria também é uma área das ciências contábeis, porém, que agregou conhecimentos de administração, economia, estatística e TI.

Entretanto, a alta performance não está tão ligada a onde ficará instalada a controladoria, mas sim a qual tecnologia será usada. Por isso, o essencial é escolher uma solução que se adapte às características de cada negócio e que consolide informações e integrações de maneira automática em todas as áreas da empresa, como a oferecida pela WK Sistemas.

Com ela, o responsável pela controladoria consegue ter uma visão geral dos resultados do negócio em tempo real, garantindo assim uma tomada de decisão muito mais assertiva. Para saber mais sobre a nossa solução, acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe! Estamos sempre prontos para atendê-lo. Se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos essa conversa.

ERP na nuvem