Contribuintes podem pedir CPF pela internet gratuitamente

Interessados devem ter entre 16 e 25 anos

Contribuintes podem pedir a inscrição do Cadastro de Pessoa Física (CPF) gratuitamente pela internet no site da Receita Federal.

Para isso, o interessado deve ter de 16 a 25 anos e possuir título de eleitor. Após preencher um formulário com as informações pessoais, o CPF é gerado na hora, depois do cruzamento de dados disponíveis no Fisco e em outros órgãos do governo.

O internauta deve, então, imprimir ou anotar o número, que já passa a ficar cadastrado na Receita – desde 2010, o governo não emite mais cartões de CPF.

Caso a pessoa perca esse número, ele apenas poderá ser recuperado em uma das unidades da Receita Federal. Quem já possui um número não poderá emitir um novo.

Atualmente, há cerca de 170 milhões de CPFs no Brasil. A expectativa é a de que 200 mil interessados obtenham o número pela internet mensalmente. Atualmente, a demanda é de 500 mil por mês.

Hoje, o interessado pode obter o CPF no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e nos Correios. Nestas três instituições, é cobrada uma taxa de R$ 5,70 pelo serviço.

Fonte: JSC.