Conheça os benefícios da gestão orçamentária para o seu negócio

O orçamento empresarial já foi considerado apenas mais uma ferramenta para evitar que o caixa ficasse no vermelho. Porém, os avanços no mundo dos negócios e sua complexificação trouxeram à tona o fato de que a gestão orçamentária tem valor estratégico. Por isso, neste artigo, vamos detalhar este processo e mostrar grandes benefícios que ele pode garantir à sua empresa. Acompanhe!

A gestão orçamentária

A gestão orçamentária é uma atividade que visa planejar e monitorar sistematicamente as finanças da empresa. Dentro deste processo existem três grandes etapas: elaboração do plano orçamentário, simulação de cenários e acompanhamento.

Na fase de elaboração do planejamento orçamentário, as empresas fazem o levantamento inicial dos dados e informações históricas, bem como a definição de metas com base no seu planejamento estratégico para o futuro. A partir disso, são elaborados os planos financeiros de receitas, despesas e investimentos.

Assim que cada plano financeiro é finalizado pelo respectivo gestor responsável, a área de planejamento e controladoria pode, então, consolidar todas as informações em um plano único, gerando um cenário inicial que indicará os rumos da empresa.

E após a homologação de um plano orçamentário a ser seguido, chega a hora de analisar e acompanhar a execução e os resultados, para saber se a empresa está caminhando no sentido de alcançar as metas estabelecidas.

Os benefícios da gestão orçamentária

A gestão orçamentária é muito mais do que um instrumento de controle de despesas, que compara os gastos planejados com os efetivamente realizados. Ela permite também que a empresa olhe para o futuro e se prepare para fazer novos investimentos, abrir novos canais de atuação, diversificar linhas de produtos ou quaisquer outras ações visando aumentar a rentabilidade e crescer de maneira planejada e estruturada.

Assim, a gestão orçamentária possibilita que, na medida em que a empresa estabelece objetivos de curto, médio e longo prazos, definindo seu orçamento para cada período, ela possa ter também uma visão geral do cenário, o que ajuda a reduzir gastos e investir o dinheiro que sobrou em outras necessidades de mercado que certamente irão gerar muito mais valor a seus clientes.

Uma gestão orçamentária bem planejada permite ainda que a empresa consiga avaliar de forma prévia o retorno sobre os investimentos (ROI). Por meio disso, como o próprio nome indica, o gestor acompanha com mais certeza se os investimentos estão trazendo o retorno desejado, assim como toma as atitudes necessárias para corrigir os erros, caso existam.

Outro benefício importante da gestão orçamentária é alcançado pelo uso do orçamento colaborativo. Trata-se de uma forma de realizar o planejamento e o acompanhamento de forma descentralizada, isto é, cada departamento da empresa fica responsável por definir seu próprio orçamento. Esta medida faz com que todos compreendam como cada uma de suas ações pode fazer diferença no resultado final. Desse modo, cada setor monta a sua proposta e negocia com a diretoria, justificando a necessidade de cada valor.

Com a gestão orçamentária, as empresas têm também mais organização e tranquilidade na administração dos demais setores, como no planejamento para investir em novos maquinários ou na preparação para expandir os negócios de forma organizada, por exemplo. Por outro lado, se está atravessando uma crise econômica, você vai conseguir monitorar os gastos e tomar as melhores decisões para resolver todos os pontos.

Falando nisso, há ainda a facilidade que o orçamento proporciona às tomadas de decisões, desde as mais simples até aquelas mais complexas e que terão impacto no futuro da empresa. Sendo assim, o gestor é capaz de analisar com muito mais assertividade a viabilidade de investimentos operacionais, a definição de preços de venda de produtos e serviços, a abertura ou descontinuidade de canais de distribuição e venda, a contratação ou demissão de pessoal e o uso do capital de terceiros ou de capital próprio.

Tecnologia na gestão orçamentária

Bom, deu para perceber que a gestão orçamentária é indispensável para garantir o sucesso e a estabilidade da sua empresa, não é verdade? E o melhor é que a partir de um bom ERP é possível ter uma visão mais detalhada sobre os processos financeiros e gerar relatórios gerenciais de uma forma totalmente automatizada e confiável com base nos dados armazenados no sistema.

Quer dizer, uma solução ERP é excelente tanto para estruturar o plano orçamentário quanto para facilitar o processo de acompanhamento de resultados. O ERP Radar Empresarial, por exemplo, integra processos relacionados ao orçamento e permite, assim, que as empresas façam uma gestão financeira eficaz, maximizando seu lucro líquido e obtendo acesso a informações confiáveis que sirvam de alicerce para tomadas de decisão e para apoio ao planejamento estratégico empresarial.

Se você quiser conhecer melhor as funcionalidades do nosso sistema, é só clicar aqui ou entrar em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para auxiliar na administração do seu negócio!