Colaboradores completam 20 anos de WK Sistemas

Fundada em 1984, a WK Sistemas é um dos empreendimentos responsáveis pelo surgimento e expansão do conhecido pólo de software da cidade de Blumenau (SC). Seu corpo técnico foi responsável por algumas das principais inovações tecnológicas introduzidas no Brasil durante a década de 80, quando a reserva de mercado dificultava a produção de sistemas ao limitar a importação de ferramentas de desenvolvimento.

Além dos aspectos tecnológicos, a empresa destaca-se, também, por atrair e reter talentos humanos. De fato, não é qualquer empresa que consegue, após 27 anos de estrada, contar com a dedicação de colaboradores de longa data. Muitos destes colaboradores viveram, portanto, toda a história envolvendo a criação dos primeiros sistemas contábeis e fiscais (pc-D/C, xt-D/C, Coringa, Hércules) até chegar ao ERP Radar Empresarial, uma solução completa para gestão empresarial.

Os colaboradores Cláudia Denardi Rutzen (gerente administrativa), Ondina Posselt (gerente de produto) e Tânia Regina Schubert (coordenadora de treinamento) dividem um pouco da sua história e deixam o seu depoimento sobre o que significa completar 20 anos de parceria ao lado da WK Sistemas.

Cláudia Denardi Rutzen ressalta a importância de se identificar com os valores da empresa. “Como contadores somos responsáveis pelas informações que são enviadas ao Governo e trabalhar em uma empresa que cumpre, absolutamente, com todas as suas obrigações legais, é uma tranquilidade. Isto é, sem dúvida, bom para a empresa e também para o contador, que pode exercer as suas atividades 100% dentro da lei.” E complementa: “Posso dizer que meu sentimento na WK é de completa autonomia e satisfação. Sinto alegria ao levantar pela manhã e vir para a empresa. Apesar dos 20 anos na mesma empresa e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, meus dias nunca foram iguais, sempre trabalhei com uma diversidade de situações.

Após 11 anos na Cia Hering, Ondina Posselt comenta que tudo começou com um pensamento: trabalhar com informática. “Apenas um mês após o desligamento na Hering, já estava trabalhando na WK Sistemas e, logo no primeiro dia, pude almoçar com os diretores da WK Sistemas. Trabalhei nas áreas comercial, suporte e desenvolvimento. Atualmente, estou utilizando o conhecimento e a experiência obtidos durante estes 20 anos e aplicando-os na remodelagem e gestão de processos. Estou há 20 anos na WK Sistemas, mas meu trabalho nunca se transformou em ‘rotina’. Todos os dias tive que aprender algo novo ou enfrentar algum desafio.” E finaliza: “Ao me perguntarem se faria tudo de novo, minha resposta é ‘sim’. Na verdade, acabo de fazer! Neste ano, meu filho mais novo iniciou sua vida profissional aqui, na WK Sistemas. Isto é prova suficiente de que acredito nesta empresa.

Tânia Regina Schubert lembra-se claramente de como foi o primeiro contato com a WK Sistemas: “Ainda lembro a forma como fui entrevistada para admissão durante um almoço com a Ignêz e o Werner, diretores da empresa. Os desafios foram muitos. Acompanhei toda a evolução dos sistemas: pc-D/C, xt-D/C, Coringa, Hércules, ERP Radar Empresarial. A WK Sistemas não é somente a empresa onde trabalho. É parte da minha casa, onde passo grande parte do meu dia e me sinto bem. Meu filho mais velho também trabalha aqui e isso é motivo de orgulho para mim. Durante estes anos atuei em quase todas as áreas: vendas, suporte, treinamento, documentação. Atualmente, estou envolvida em um novo desafio: coordenação de treinamento. Para mim, não existe maior motivação profissional e pessoal do que continuar aprendendo, sempre e a cada dia”.

A Sra. Maria Ignêz Keske, diretora administrativa/financeira da WK Sistemas, finaliza comentando sobre a permanência dos colaboradores na empresa: “Todo empresário busca o crescimento e o sucesso de sua empresa. Desafios, conquista de mercado e clientes, aprimoramento de seus produtos e serviços e, também, dúvidas, dificuldades e algumas batalhas perdidas fazem parte da história de toda empresa. Talvez uma das coisas mais importantes seja, então, perceber o quanto a história da WK se funde à história dos colaboradores e suas famílias. Com toda a certeza, contribuir para o crescimento pessoal e profissional das pessoas nos traz um sentimento de ‘dever cumprido’”.

  • Reginaldo de Oliveira

    O Hércules é um software maravilhoso. Um amigo diz que ele é medonho.
    Posso usar o Hércules em aulas de contabilidade?
    Posso usar o Hércules em etapa de desenvolvimento organizacional de pequenas empresas? Isto é, no desenvolvimento de controle contábil, para depois de completamente desenhado, aplicar o modelo num outro software.