Clientes WK têm Escrituração Contábil Digital

A WK Sistemas, de Blumenau, pioneira no Brasil no desenvolvimento de softwares contábeis, está colocando à disposição das empresas que aderiram ao regime de tributação do Lucro Real – ano 2009, base 2008 – e ao Sistema Público de Escrituração Contábil (SPED), o WK Sped Contábil, componente do ERP Radar Empresarial desenvolvido pela empresa que atende a Instrução Normativa (IN) RFB 787, publicada em novembro do ano passado.

De acordo com a IN, ficam obrigadas a implantar o sistema de Escrituração Contábil Digital (ECD) em 2008 pessoas jurídicas sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário e com tributação de imposto de renda com base no Lucro Real. A partir de 2009, a regra passa a valer para todas as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do imposto de renda com base nesse sistema. A ECD irá substituir a impressão dos livros Diário, Razão, Balancete, Balanço e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) por arquivos digitais.

Segundo o diretor de marketing da WK Sistemas, Estanislau Mário Balzan, o objetivo da iniciativa é fazer com que as empresas possam se adequar a esta nova norma em tempo hábil, com tranqüilidade e sem transtornos. “A entrega oficial do arquivo digital referente ao exercício de 2008 só deve ocorrer em 2009. Mas há alguns casos específicos onde a apresentação pode ser solicitada ainda durante o exercício deste ano”, explica.

Para as empresas que aderiram à outra forma de tributação, a entrega da ECD é opcional em qualquer período a  partir do ano de 2008. A entrega deve ocorrer sempre no ano posterior ao ano-calendário da referida escrituração.  Após a validação do arquivo, as informações serão encaminhadas às Juntas Comerciais para a autenticação.

BENEFÍCIOS DA ECD

Os livros digitais, que terão validade jurídica para todos os fins, irão possibilitar a entrega de documentos eletrônicos off-line, on-line ou via web e a troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um leiaute padrão, eliminando a necessidade de dupla digitação das informações.

A ECD também irá reduzir custos com impressão e armazenamento de papéis, eliminar o tempo gasto com a presença de auditores fiscais nas instalações do contribuinte e simplificar e agilizar os processos, além de uniformizar e melhorar a qualidade das informações e contribuir para reduzir o envolvimento involuntário em práticas fraudulentas.

COMO FUNCIONA O SPED

O WK Sped Contábil integra o Radar Empresarial, o ERP desenvolvido pela WK Sistemas. O arquivo gerado pelo WK Sped Contábil busca informações diretamente no Radar Contábil, módulo do sistema de gestão. Depois de gerado, ele deve ser validado e assinado digitalmente pelo Programa Validador e Assinador (PVA), da Receita Federal.
 
Obs.: Para mais informações sobre como usar, contate a revenda mais próxima.