Carteira de trabalho digital já é realidade!

A Carteira de Trabalho Digital é um documento válido para acompanhamento do contrato de trabalho e equivale a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS física.

A versão digital desenvolvida pela Dataprev foi regulamentada pela Portaria 1.065, de 23/09/2019, que estabelece as novas regras da Carteira de Trabalho em meio eletrônico.

O objetivo é levar mais comodidade e conveniência no acesso aos serviços prestados pelo governo,  trazendo agilidade e reduzindo custos.

Para quem emprega

  • Se sua empresa estiver no eSocial você fará as anotações eletronicamente, via eSocial. O envio dessas informações ao eSocial terá valor de assinatura de carteira.
  • Respeite os prazos de envio dos registros de evento do eSocial. Os eventos irão alimentar as informações da Carteira de Trabalho Digital.
  • Ao contratar um trabalhador você não precisa mais solicitar a CTPS em meio físico.
  • A CTPS em meio físico poderá ser utilizada enquanto o empregador não for obrigado ao uso do eSocial.

A carteira de trabalho digital para o empregado

  • Guarde a CTPS em meio físico. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior.
  • Se você for contratado por um empregador que não está obrigado ao eSocial, você ainda vai precisar da CTPS em meio físico.
  • O número da carteira será o seu CPF.
  • Sua conta de acesso poderá ser realizada através do site do Governo Federal.
  • O acesso a Carteira de Trabalho Digital pode ser realizado pelo seu celular Smartphones, baixando gratuitamente o aplicativo, que está disponível nas versões Android e IOS ou através do site do governo.

Saiba mais, acesse o Perguntas Frequentes – Carteira de Trabalho Digital

Tenha um ERP para te ajudar

Com o Radar Folha você consegue otimizar a sua gestão, torná-la mais estratégica e concluir suas tarefas com mais eficiência, conseguindo otimizar o tempo de gerenciamento das informações. As Soluções WK para Gestão de Pessoas integram processos e controles operacionais do departamento pessoal relacionados ao eSocialPonto EletrônicoBenefícios, Centros de CustosMedicinaEmpréstimosDesoneraçãoTerceirosPagadoriaCálculos Individuais e ColetivosComunicados de Vencimentos entre outros, que atendem empresas de diversos portes e segmentos.