Benefícios a perder de vista: Sulpapéis é caso de sucesso com Radar Empresarial

Com um crescimento médio de 20% ao ano, a importadora de papéis e produtos para tratamento de couro Sulpapéis adotou a solução Radar Empresarial, da WK Sistemas, em 2008. Desde então colhe resultados positivos. Com sede em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, a empresa atende desde sua fundação, em 2003, todo o país.

Entre as vantagens do sistema adotado, o destaque está na facilidade dos fechamentos e o acesso on-line completo. "Mesmo o contador estando a cerca de 500 km da empresa é possível administrar todos os lançamentos sem nenhum empecilho e com muita confiabilidade", afirma o sócio-diretor da Sulpapéis, Elizandro Correa.

Benefícios
Após a implantação do Radar Empresarial da WK Sistemas, a Sulpapéis obteve alguns benefícios como o fim dos retrabalhos, integração completa nos processos da empresa, facilidade nas consultas e muito mais eficiência com relação aos prazos. Um maior controle administrativo das informações também foi observado, além do aumento da confiabilidade nos dados apresentados pelo sistema.

Com a ferramenta, a empresa ganhou uma maior agilidade no cumprimento de prazos junto aos seus fornecedores, bem como maior facilidade ao acessar informações administrativas pelos sócios e gerentes. "Houve ainda uma considerável redução nos processos, assim como seus custos", destaca o diretor.

Com a NF-e da WK Sistemas a liberação da carga é mais rápida
Em 2009, a empresa iniciou sua adequação à Nota Fiscal Eletrônica. A decisão facilitou ainda mais os processos, principalmente porque o Radar Empresarial já possuía o módulo antes mesmo da nova lei entrar em vigor. Quando uma carga chega da Argentina ou do Uruguai, por exemplo, é necessário enviar a nota fiscal para a mercadoria poder circular no Brasil. "Com a NF-e este processo ficou muito mais ágil. Basta enviar um arquivo XML para a aduana, onde ela é impressa. Como resultado, a carga é liberada num prazo bem menor, e o mesmo acontece como o retorno financeiro", assinala Elizandro.

A substituição do sistema anterior pelo Radar Empresarial iniciou em janeiro de 2008 e, conforme cronograma estabelecido, entrou em funcionamento na data estipulada. "Tivemos uma grata surpresa, pois todos os prazos foram cumpridos e o sistema entrou em funcionamento conforme o combinado. A Cruzeiro Informática nos deu todo o apoio que precisávamos", destaca Elizandro. "O Radar Empresarial ainda está e sempre estará em constante evolução, pois um bom sistema cresce com a empresa”, complementa o diretor.


– Elizandro, Marcos, Leonardo e Silvia da Sulpapéis –

Produtos Sulpapéis
Do território argentino são importados papéis da empresa Celulose Argentina. Do Uruguai a empresa importa do seu fornecedor FANAPEL (Fábrica Nacional de Papel) e da empresa Fenacopy o papel Van Gogh. Também do Uruguai são importados os produtos da empresa Kamoa S/A para o tratamento e amaciamento do couro.

Em 2006, a Sulpapéis foi transferida de Chuí para Cachoeirinha/RS, onde hoje está instalada em uma sede de 2.100 m². Atualmente, a empresa atende a todos os estados da federação, mas seus principais mercados estão em Minas Gerais, São Paulo e região metropolitana de Porto Alegre.