Atraso na Liberação da DIPJ 2009

A Receita Federal do Brasil, até 2 de junho, não liberou o programa para preenchimento da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).
 
A WK Sistemas está em contato constante com a Receita Federal, Sescon e CRC em busca de informações sobre a possível data de liberação do programa na Internet e as alterações que serão feitas na DIPJ.
 
Como é de conhecimento, este considerável atraso e todas as alterações "cogitadas/especuladas" que serão introduzidas na DIPJ refletem diretamente no sistema IRPJ-LALUR e sua liberação no mercado, em tempo suficiente para que os clientes possam se adequar às mudanças e exportar as informações do IRPJ-LALUR para DIPJ. Assim, também estamos apreensivos com esta situação!
 
Fomos informados que a Receita Federal já recebeu pedido para prorrogação do prazo de entrega. Veja notícia abaixo.
 
Até o momento, ainda permanece como prazo, a data de 30/06/2009.


Fenacon solicita prorrogação do prazo para DIPJ (Ano III – Número 315, Brasília, 21 de maio de 2009)
 
As empresas tributadas pelo regime do lucro real ou presumido têm até o dia 30 de junho para apresentar a Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Entretanto, o programa ainda não foi disponibilizado pela Receita Federal do Brasil. Por essa razão, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, solicitou à Receita Federal que seja disponibilizado, com urgência, o programa na Internet, além da prorrogação do prazo para entrega da declaração.
 
Pietrobon ressalta que, devido ao fato de o prazo estar esgotando, pode ocorrer contratempos aos empresários. "A elevada quantidade de informações econômicas e fiscais que devem ser incluídas no programa pode gerar atrasos ou o não cumprimento dessa obrigação", diz.
 
A empresa que deixar de apresentar a declaração ou que entregá-la com erros ou omissões deverá prestar esclarecimentos e ficará sujeita a multas, que variam de 2% a 20% mês ou fração do ano-calendário dos valores informados na DIPJ.
 
Fenacon Notícias é uma publicação da Fenacon – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas. Presidente Valdir Pietrobon. Contato:
comunica@fenacon.org.br – Jornalista Responsável: Vanessa Resende DF-2966/03 DRT – Equipe de Jornalismo: Natasha Echavarría e Karen Portella.