Apontamentos são fortes aliados da Produção

Se você está envolvido com a produção de uma empresa certamente já passou por dificuldades em controlar os processos de forma eficaz, medir os custos, desperdícios, ociosidade, tempo de setup, e assim por diante.

Apontamentos auxiliam o controle da produção, tornam possível acompanhar o andamento do processo, auxiliam na apuração do tempo despendido por processo e a quantidade de materiais usados. É um processo que facilita o controle de custos, permitindo identificar o que foi utilizado e medir o que é necessário para a produção de determinado item (entenda item de forma geral). Ao final têm-se o custo final de todo o processo facilitando a formação do preço de venda.

O principal papel desempenhado pelo apontamento é o monitoramento das atividades que permitirá, além de saber o custo do produto, acompanhar o andamento das atividades (tempo), avaliar o desempenho (eficiência), encontrar possíveis gargalos, auxiliar a programação de produção, melhorar sua linha de produção, reformular linhas de produtos e, inclusive, determinar a viabilidade de continuar produzindo ou não determinado item.

Para Christian Andreves Bugmann, consultor da WK Sistemas, “Produzir sem apontamentos é como navegar sem destino. Os apontamentos servem como uma bússola indicando a direção a ser tomada, evitando-se desperdícios de materiais, ociosidade de equipamentos e inúmeros aspectos negativos que possam interferir na produtividade e no resultado final da empresa”.

SOLUÇÕES WK

O Radar Produção, através do recurso “Apontamentos da Produção”, possibilita registrar todos os apontamentos dos processos de produção das OPs geradas e informar as paradas de produção, quantidades, refugos gerados, apontamentos de processos realizados por terceiros e os dados finais no momento da conclusão do produto. Além disso, permite solicitar nota fiscal de remessa para industrialização diretamente no Radar Comercial via Apontamento Externo.