12 de janeiro – Dia do Empresário Contábil

Nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro, a classe contábil comemora o Dia do Empresário Contábil. A data foi instituída pelo Projeto de Lei a Câmara (PLC) nº 109 de 2010, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Atualmente são mais de 74 mil empresas de serviços contábeis (também chamados de escritórios de contabilidade) em todo o país. Em Santa Catarina, cerca de 4 mil Empresários Contábeis são representados por três Sindicatos – o Sescon/SC, o Sescon Grande Florianópolis e o Sescon Blumenau.

As empresas contábeis têm duas atividades bem específicas. A primeira, com muita dedicação, empenho e comprometimento para prestar serviços de qualidade, com alto valor agregado, para seus mais de 5 milhões de clientes, cerca de 210 mil em Santa Catarina. São empresas de todos os ramos da atividade econômica: industriais comerciais e de serviços.

A segunda atividade é o especial trabalho que realiza, transmitindo via internet, quase que diariamente, informações econômicas, financeiras e tributárias, para o controle dos órgãos arrecadadores do Governo, nas esferas municipal, estadual e federal.

Por este conjunto de responsabilidades, o empresário da contabilidade do Brasil, recebe a partir de agora, esta justa e merecida homenagem. Parabéns a todos os contadores empresários representados pelo Sescon/SC e pelo Sistema Fenacon, pelos fundamentais serviços prestados à nação”, Elias Nicoletti Barth, presidente do Sescon/SC.

Nesta data em que comemoramos o dia do Empresário Contábil, parabenizo a todos, ciente de que somos o suporte indispensável para os governos, micros e grandes empreendedores“, Augusto Marquart Neto, presidente do Sescon/Grande Florianópolis.

A cada dia que passa cresce a importância do Empresário Contábil na sociedade. Ele é o principal agente de apoio ao setor produtivo nas áreas econômicas, tributárias e fiscais. O Empresário Contábil é, hoje, principal elo entre o setor privado e as esferas públicas e governamentais, possibilitando o perfeito funcionamento da economia e o consequente desenvolvimento econômico de nosso País“, Daniela Zimmermann Schmitt, presidente do Sescon/Blumenau.

Fonte: portalcontabilsc